Santiago é uma cidade incrível e pertinho do Brasil! Ela tem seu jeitão meio antigo, com prédios de arquitetura linda e que vale muito a pena conhecer.
Em Santiago e seus arredores, há muito para se fazer, então recomendo pelo menos 4 dias por lá e certamente levará ótimas lembranças! A boa dica que tenho, é escolher um hotel num local bom, de fácil acesso a metro, e aos pontos turísticos. Eu sempre fico na região do centro histórico, pois é um local muito estratégico, bem próximo ao metrô, super tranquilo pra andar inclusive a noite.
Eu me arrisco a dizer que nessa localização tem a ruazinha mais charmosa de Santiago, o cruzamento da Paris e Londres!
Uma dica que eu sempre dou para os viajantes que me procuram, é que nem sempre o hotel mais barato é o melhor.... Digo isso, porque as vezes o hotel é barato, mas fica longe de tudo, e você acaba gastando mais com condução sem falar na preocupação.
Uma dica que eu sempre dou para os viajantes que me procuram, é que nem sempre o hotel mais barato é o melhor.... Digo isso, porque as vezes o hotel é barato, mas fica longe de tudo, e você acaba gastando mais com condução sem falar na preocupação.
Onde ficar
Hotel Paris Londres - Esse foi o primeiro hotel escolhido por nós! Muito limpinho, quarto confortável, pessoal super educado e gentil, café da manhã simples, porém adequado. Não é o hostel mais barato, mas é o que tinha o melhor custo x benefício. A melhor localização sempre é perto do metrô, mas no caso de Santiago, ficar px a Av principal, O'Higgins é uma escolha mega certeira.
Hotel Paris Londres |
Também já me hospedei no Hotel Plaza Londres 77, que apesar de antigo, tem um café da manhã agradável, localização perfeita e o staff pronto pra te ajudar!
Além desse que escolhemos, vou deixar aqui algumas dicas (todos px a metrô):
Como se locomover
Em Santiago, você pode facilmente andar de metrô. Por isso é tão importante escolher um hotel bem localizado.
Táxi, apenas se você quiser muito. Para os passeios mais distantes, eu recomendo a agência de viagens "Turistando Chile"! Eles fazem o transfer "de x para" o aeroporto e também fazem os passeios mais longe, como Cajon del Maipo, Valparaiso, Vina del Mar, entre outros. Além de pontuais (o que conta muitos pontos na viagem, pq afinal, ninguém quer perder tempo!) e profissionais, dão um show de simpatia!
Onde Comer:
Tem muitos restaurantes para todos os gostos e bolsos, mas tem sempre aquele que você faz um esforço, economiza em alguma coisa e vai pra experimentar mesmo sendo um pouquinho mais caro.... E foi o caso do restaurante "Giratório"! Fica no 16° andar do prédio e é todo de vidro. Ele é lindo, com ambiente agradável, staff de primeira, comida deliciosa e a cereja do bolo: ele gira!!! Isso mesmo! A cada hora, ele dá uma volta completa. Não se preocupe, é bem devagarinho, e a cada hora que você olha pra fora, tem uma linda vista diferente. Não tem um dress code formal, mas digamos que é bem chique pra ir de havaianas... Fica perto da estação de metrô "Los Leones": Av. Nueva Providencia, 2250, P16 - Providencia, Chile.
Ali perto da rua Londres você irá encontrar uma das unidades de "La Piccola Itália"! Os prato são fartos (2 servem 3 pessoas facilmente!) e muito saborosos!
Outra dica, é ali perto da Catedral Metropolitana, encontramos um restaurante, do qual não me recordo o nome, mas a comida era muito boa! Pedi uma "caçarola de vacuno" , uma sopa com costela de vaca, milho, batata, cenoura, e além de estar uma delícia, daria pra eu comer uns 3 dias...kkk O outro mais era mais normal: arroz e contra-filé!
Se tem uma coisa que você TEM que provar no Chile são as empanadas! Elas são vendidas em todo lugar, mas as melhores são aquelas preparadas nas vendinhas mais simples, pois tem sabor de coisa feita pela vó!rs Não esquece de colocar um pouquinho de Ají (molhinho de pimenta).
Outro restaurante que "seria" imperdível é o "Como água para chocolate", no bairro Bella Vista. Seria porque ele não aceita reservas e quando chegamos lá, a espera era de pelo menos 2 horas. Cheguei a entrar pra ver como era, e era muito fofo!!! Fiquei com vontade, mas 2 horas era muito pra quem já tinha andado o dia todo. Muitos amigos que foram disseram que a comida é ótima. Ficou para a próxima. De qualquer forma, nessa região você encontrará inúmeras opções!
O que fazer por lá?
As opções de passeios são inúmeras mas nem sempre os dias que temos são suficiente, então vou deixar aqui tudo que consegui ver em minhas duas idas a Santiago, e assim você poderá visitar aquilo que mais lhe agrada:
Centro Histórico - Se você estiver hospedado na região do central recomendada, você poderá fazer a região do centro histórico caminhando e ainda vai conseguir fazer várias fotos lindas por ali!
Centro Histórico - Se você estiver hospedado na região do central recomendada, você poderá fazer a região do centro histórico caminhando e ainda vai conseguir fazer várias fotos lindas por ali!
Vá até a Plaza de Armas...
Lá você encontrará a Catedral Metropolitana de Santiago, que é a maior igreja católica da cidade, enorme, cheia de detalhes, com lindos vitrais e abriga a padroeira da cidade, Nossa Senhora del Carmen.
Nossa Senhora del Carmen
Bem ali ao lado, você encontrará o Correio! O Correio também merece uma paradinha para observação!
Vai encontrar também o Palacio La Moneda!
O Palacio de la Moneda é a sede da presidência do Chile e uma das atrações que mais gostei em Santiago. O palácio ficava bem pertinho do nosso hotel, na região central e fomos a pé. O Palacio de La Moneda foi inaugurado em 1805 como a Casa da Moeda chilena, passou a ser também sede da presidência chilena e depois deixou de abrigar a casa da moeda e foi ocupado definitivamente pela presidência. É possível fazer uma visita guiada pelo palácio. As visitas acontecem de teça a sexta em quatro horários diferentes. É necessário agendar previamente pelo email: visitas@presidencia.cl
Mas a grande atração do Palácio de La Moneda é a "Troca da Guarda Presidencial" que ocorre a cada dois dias na Plaza de La Constituición (tem meses que é em dia par, outros em dias ímpares, melhor conferir antes de se programar). A cerimônia acontece as 10:00 nos dias de semana e as 11:00 nos finais de semana e feriados, dura 45 minutos e é bastante disputada pelos turistas em Santiago. Confira o calendário da Troca de Guarda: no site do Governo do Chile
Alguns quarteirões adiante, você chegará a Calle Bandeira, e será muito fácil ver de longe, pois ela é toda enfeitada e está sempre cheia de gente!
Nessa região tem inúmeros prédios antigos, um mais lindo que o outro! Deixarei aqui alguns exemplos:
Mercado Municipal - Eu sou daquelas que acredita que pra conhecer bem um lugar vc precisa visitar o mercado municipal, pois lá vc encontra o que o povo daquele lugar come. E comi um dos melhores salgados de lá... parecia uma empanada, mas tinha outro nome, do qual eu já tentei me lembrar de tudo que foi jeito. Além disso, eu tinha também como objetivo, comer o famoso centolla, porém ele tem um preço bem salgadinho pra quem só quer mesmo experimentar. Ficou para a próxima visita.
Cerro Santa Lucía: Fica na Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, próximo à estação de metrô Santa Lucía, esse foi outro ponto turístico no qual conseguimos chegar caminhando (ponto pro nosso hotel!!!). Logo na entrada, você já fica sem palavras com a fonte que tem logo na entrada.... umas construções meio antigas, mas que me fizeram dar uma viajada...rs. Depois de jogar algumas moedas e fazer alguns pedidos (obvio!), começamos a subida. Muitos degraus acima e você tem um visual de 360° da cidade. Só precisa torcer pro tempo estar limpinho!
Vinícola Concha y Toro - Todo mundo diz que "é feito pra turista"! Ótimo, somos turistas mesmo!kkkk Pra chegar lá pegamos o metrô até a estação Las Mercedes e lá tome um táxi até a vinícola, vai te custar uns R$20,00. Tem uma infraestrutura muito boa, e tudo muito organizado. Eu achei o lugar lindo. Claro, a historinha contada é aquela que todo mundo já conhece sobre o diabo que guardava os vinhos e tal.... mas tem que visitar pelo menos uma vez! Nós fizemos o tour intermediário que além da degustação normal, ainda oferecia uma degustação de vinhos casado com alguns petiscos! No final ganhamos a taça e a tábua em que foram servidos os petiscos. Adorei a experiência!
Vale Nevado - Ah, esse passeio foi top demais! Como estávamos num grupo de 12 pessoas nesse dia, fechamos uma van só pra gente. Como ainda era comecinho de junho, não havia neve suficiente pra esquiar, mas ainda assim valeu muito a pena. O motorista para num ponto antes de iniciar a subida, pra que a gente alugue roupas impermeáveis (acredite: não vá sem!!!). Quando começa a subida muitos ficam um pouco "mareados" com tantas curvas. São bem acentuadas e confesso que dá até um pouquinho de medo, mas o visual vale muito a pena. Quando fui, a estação estava fechada, mas ficamos um tempo ali caminhando na neve, brincando e fazendo graça...rs. Tem um restaurante lá em cima, mas o preço é bem salgado.
Valparaiso e Viña del Mar - Esse é outro passeio imperdível pra quem vai a Santiago. São pequenas cidades vizinhas e que tem muitos atrativos para um bate e volta. A princípio a gente queria fazer por conta, ainda bem que mudamos de ideia. Vale a pena fazer com a agência, porque era tanta subida e descida, que se tivéssemos ido a pé, por conta, seria desastroso! Tem economia que não compensa!
Cajon del Maipo - Localizada na Cordilheira dos Andes, a 2.500 metros de altitude, está Embalse El Yeso, uma enorme represa com águas de cores especiais que mudam conforme a previsão do tempo variando entre o azul e o turquesa. É responsável por 80% do abastecimento de Santiago do Chile. Nesse tour que eu fiz com a @turistandochile , eles nos pegaram no hotel logo cedinho (por volta de 6:30 da manhã), depois fizemos uma parada para o café da manhã ...
Depois, fizemos uma parada na linda Cascata el yeso!
E depois de muita subida, finalmente chegamos a Embalse El Yeso que nos encantou com tanta beleza!
Banheiro em containers |
Próxima parada, o Túnel Tinoco, que serviu de passagem ferroviária entre 1914 e 1980. onde o guia Juan nos contou sobre suas lendas, e o significado de um pequeno santuário na saída do túnel escuro...
Depois, fizemos uma parada na linda Cascata el yeso!
No caminho, você poderá observar as "cáscaras", que são essas casinhas que serviam de alojamento para os trabalhadores que viviam da extração de gesso...
E depois de muita subida, finalmente chegamos a Embalse El Yeso que nos encantou com tanta beleza!
Pra encerrar com chave de ouro, a @turistandochile nos ofereceu um picnic com muito capricho e um vinho maravilhoso! É imperdível!
Região de Pirque - Localizada a 21km do centro de Santiago, está a Região de Pirque! É algo como a zona rural de lá, e eu não poderia deixar de falar dessa região por dois motivos muito simples. O primeiro é que essa região é recheada de vinícolas, entre elas, a Concha y Toro, já citada anteriormente e outra que eu tive a oportunidade de conhecer seus vinhos e apreciar muito, que é a Vinícola El Principal. O segundo, é que nessa região, ficam os centros de treinamento de cavalos e ginetes, e vou falar de um especial, o Centro de Rienda Internacional Marcelo Osses! Marcelo é um amigo da família, há muitos anos. Sempre treinou cavalos e participou de prova de rédeas e laço comprido aqui no Brasil. Atualmente morando no Chile, já começa a colecionar alguns prêmios, e não é pra menos, ele sabe o que faz, e o faz bem feito!
Em seu centro de treinamento, ele oferece aulas para quem quer aprender, treinamento de cavalos para prova, doma e assessoria para compra e venda de cavalo.
E tem um cavalo mais lindo que o outro por lá! Claro que eu aproveitei para tomar umas aulas...
Tiro Loco |
E fomos muito bem recebidos, com direito a um carneiro feito a "moda campeira"!
Final Campeonato do Rodeio Chileno - O Rodeio do Chile é um esporte equestre bastante popular naquele país. A final, acontece no início de abril, na cidade de Rancágua. Apesar de eles chamarem de rodeio, é muito diferente do rodeio brasileiro. Possui regras para que se obtenha a pontuação desejada e exige muito treinamento e habilidades de cavalo e cavaleiro.
O esporte é praticado dentro de um arena em forma de círculo chamada de medialuna e o seu objetivo é que uma equipe (collera), com dois cavaleiros e seus respectivos cavalos, consiga parar um bezerro em uma determinada área dentro da medialuna.
A pontuação varia de 0 a 4, dependendo de onde o bezerro é detido. A morfologia e capacidade de trabalho do conjunto são impressionantes sem contar a beleza de tirar o fôlego de qualquer apaixonado pelo mundo dos cavalos!
Do lado de fora, há muito comércio de traias, vestuário, selas, chapéus e muitos outros itens!
Diferentemente do nosso estilo country/sertanejo, que se assemelha muito com o country americano, o chileno tem um estilo diferente. O chapéu tem a copa mais baixa e aba bem larga. Nas provas utilizam sempre um poncho característico da cultura deles.
E pra não ir ao rodeio sem deixar nosso estilo de lado, eu já levei meus looks daqui do Brasil! Minha parceira Texas Angels, fica em Guaxupé, mas também faz vendas on line! Ela me manda as fotos, eu escolho e ela me envia! Tudo muito rápido e confiável! Ah, e se durante a negociação você disser que pegou a dica por aqui, ainda ganha um descontinho do 10% na sua compra!!!
E foi assim que o Chile ganhou um pedação do nosso coração!! Se eu quero voltar??? LÓGICO!!!!
Precisa de hotel??? Dá uma busca aqui: Hotéis em Santiago, Hotéis em Viña del MAr
e Hotéis em Valparaíso (fazendo a reserva através de nossos links, você nos ajuda a manter o blog atualizado, cheios de novidades e sem pagar nada a mais por isso!)
Você já fez o seu seguro de viagem para visitar o Chile? Em parceria com a SegurosPromo, o blog oferece um desconto na compra do seu seguros de viagem. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional CAMINHOSDAJU5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.
Quer alguma ajuda no planejamento de sua viagem??? Deixe seu comentário!
Bjos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário