terça-feira, 14 de agosto de 2018

Peru - Caminhando por terras Andinas

 

Eu confesso que o Peru não estava no topo da minha wishlist, no entanto, quando se tem férias mais curtas, é necessário passear mais perto de casa, e foi assim que o Peru entrou na minha lista de "Próximo Destino"!



Eu já havia pensado em ir ao Peru, num feriado prolongado, carnaval, mas felizmente não deu certo! E sabe porque felizmente????? Porque o Peru merece muito mais que 5 dias, merece ser muito mais explorado do que ir apenas a Machu Picchu, merece dias para que se conheça a culinária local, principalmente porque cada região tem sua particularidade. Resumindo, eu teria me arrependido amargamente se tivesse ido em um esquema tão corrido! Além de muito pontos turísticos, o deslocamento no Peru, também requer tempo. Em trajetos de 70 quilômetros, demorávamos 3 horas! Nesse sentido, planejamento é tudo!


  

Vou detalhar nosso roteiro pra vocês, mas como tem muita riqueza de detalhes e informações, resolvi dividir esse post por regiões, mas antes, gostaria de deixar uma série de "conselhos", os quais a gente poderia saber antes para facilitar a nossa vida:



- Nunca subestime a altitude! Você pode pensar que é balela, mas a realidade é que o período de aclimatação é muito importante. Algumas pessoas realmente passam mal, com dores de cabeça, estomago, etc, o famoso soroche. Outras não sentem nenhum mal estar, mas uma coisa é certa: você se sentirá um pouco mais cansado!


 

- Para visitar alguns lugares em Cusco e seus arredores, é necessário portar um "Boleto Turístico", que pode ser adquirido de 2 formas: Por 70 soles, para ser usado por 2 dias ou 130 soles, para ser utilizado por 10 dias. Para saber qual vale mais a pena, faça as contas dos dias que vão ficar, e de quais lugares pretendem visitar. No nosso caso adquirimos o de 1o dias e foi uma decisão acertada!




- Exceto a ida a Machu Picchu, deixe para fechar todos os passeios por lá! Sai mais barato, e sempre rola aquela barganha.  Por que Machu Picchu não? Porque este deve ser comprado com antecedência, pois o número de visitantes é limitado! Você pode comprar diretamente (se tiver o cartão visa verify) ou feche com uma agência indicada por alguém. Nós fechamos com a Fabulous Peru Tours e foi perfeito!

 - Em Cusco você consegue trocar reais com facilidade, mas em Huaraz e Aguas Calientes já é mais difícil. Se for para outra cidade antes de cusco, convém trocar uns "reales" antes de pegar o caminho da roça!


 

- Tenha bastante paciência com os inúmeros vendedores ambulantes que certamente irão te cercar! Lembre-se de que aquilo é o sustento deles. Se não quiser, basta agradecer e seguir seu caminho.

- E por falar em vendedores ambulantes, obtive a informação de que as crianças vendem muito mais que os adultos, e por esse motivo, muitos pais os tiram das escolas e os colocam para trabalhar desde muito criança. Então, vamos tentar não incentivar essa prática. Eu confesso que meu coração partia em 10, mas eu não conseguia me decidir no que era pior.

- Leve uns esparadrapos para fazer aquela gambiarra pra encaixar os carregadores nas tomadas! Eu tenho o adaptador universal, mas ainda assim, ficava mal encaixado e caindo.

-  Se você é desses igual a mim que quer experimentar um pouco de cada coisa, e não tem dias suficiente para tudo, vá a um dos restaurantes que fica na Plaza de Armas (Eu fui no La Estância) e peça uma "Parrila Andina"! Eles dizem que serve 2, mas na minha opinião serve 3 tranquilo! Vem um mix de Truta, cordeiro, cuy, alpaca, anticucho (é coração de boi, mas credite: é uma delícia!), e claro: Papas!!!! Ah, e tudo isso por apenas 65 soles!


 

- Aproveitando o embalo, ali naquelas ruazinhas perto da Plaza de armas, tem alguns restaurantes ( como Sara Wasi, Antujitos, Encantasqa), que serve o que eles chamam de "Menu Turístico". Por 15 soles, você adquire uma entrada, que eu sugiro a sopa criolla, um prato principal (os de lomo de alpaca saltado são deliciosos!) e uma bebida (refri, chá ou suco). Tem várias opções, mas eu sempre gostava dessa combinação que escrevi pra vocês. Achei uma ótima opção e além disso, econômica!


 

- Quer mais opções sobre comidas típicas? Ótimo! Vou escrever um post falando só das comidas típicas, porque isso merece! Tudo tem um significado, um motivo.... Então clique aqui!

- Se você pretende comprar algum trecho de ônibus, não arrique comprar no dia, pois você pode ficar sem! No nosso caso, eu cheguei em Lima as 9h da manhã e partiria a noite, sendo assim, comprei a passagem pela internet e já deixei garantido!




Nosso roteiro foi o seguinte:

Lima - Chegamos em Lima por volta de 9 horas da manhã, deixamos nossas malas no lockker da empresa de ônibus Cruz del Sur (Javier Prado) e pudemos aproveitar o dia todo, até o horário do ônibus as 22:30h.

Huaraz - Chegamos em Huaraz as 6:30 da manhã, deixamos nossas malas no hotel, fechamos nossos passeios com a simpática proprietária do Cayesh Guest House, e fomos dar uma volta na cidade, aproveitamos para comer comidas típicas, e nos dias seguintes fizemos Laguna Parón, Laguna 69, Quebrada Llaganuco e Yungay.

Cusco - Em Cusco aproveitamos cada minutinho! Fomos a Machu Picchu, Valle Sagrado, Montanha Colorida, Sacsayhuaman, Salineras de Maras - Moray e curtimos muito a cidade!


Quer ajuda para preparar sua viagem??? Nós te ajudamos!


Para garantir sua hospedagem, faça suas reservas em CUSCO!

Para se manter conectado o tempo todo, com pacotes ilimitados, adquira seu Chip da EASYSIM4YOU ! Eu sempre tenho cupons de descontos, me chama no instagram @caminhosdaju pra ver se eu tenho algum ativo :) !

Jamais viaje sem um seguro de viagens! É o tipo da coisa que é bom ter e torcer pra não usar, mas se precisar, você estará protegido! Em parceria com a SegurosPromo, o blog oferece um desconto na compra do seu seguros de viagem. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional CAMINHOSDAJU5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

Precisa de um carro alugado???? Tá na mão!!!!  Rent Cars resolve pra vc!


Espero que vocês gostem de nossas aventuras e qualquer dúvida, basta nos escrever!


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário